28 de julho de 2017

Efeito Platô

| |
Olá meus amores, tudo bem ? 
Sumi novamente né, com o corre corre da vida rsrs!!!
Mas hoje vim compartilhar com vocês sobre o tenebroso Platô!


- O que é efeito Platô?
É uma reação de adaptação do nosso organismo à dieta, fazendo com que o indivíduo “estacione” o processo de emagrecimento, ou seja, paramos de perder peso. Isso ocorre porque nosso corpo se acostuma com a nova condição que foi imposta e passa a gastar menos calorias, desacelerando o nosso metabolismo.
Outra explicação para o fenômeno é a teoria do “set point”. Segundo a nutricionista, “nosso corpo é programado por mecanismos fisiológicos, geneticamente determinados, para apresentar um certo peso, ou um ‘set point’. Se desviarmos desta marca, nosso organismo realizará ajustes metabólicos para retornar ao peso normal.”
O ganho de massa muscular, alcançado através da prática de exercícios, pode fazer com que o ponteiro da balança suba ou se mantenha, mas isso não quer dizer que você engordou. “Uma avaliação nutricional deverá levar em conta não somente o peso, como também a massa muscular e a gordura corporal, pois o músculo é mais denso e mais pesado que a gordura”.

- Juliana você passou por isso?

Sim gente e é desesperador, mas fazer o quê é lei da bariátrica. 
Basicamente, fazemos tudo certinho na dieta e nos exercícios, mas a balança não baixa. É um período onde ficamos nos questionando ... "onde estou errando" "será que estou comendo demais" "talvez preciso fazer mais exercícios" ... Mas, isso é mais comum do que imaginamos.
E se você não trabalhar seu psicológico, sim você fica maluca, me peguei várias vezes chorando, o por quê? - achar que iria engordar tudo novamente, fiquei praticamente uns três meses sem sair do mesmo peso, a balança não diminua e eu ficava louca. Mas o que me deixava menos louca, era as roupas onde era notável e visivelmente a tamanha diferença.
Então como vivi e presenciei isto, sei o quanto é chato!  Tirei dúvidas com minha nutri sobre o que fazer... e vou deixar aqui abaixo assuntos que ela falou e pesquisas que fiz sobre o assunto.

- Como driblar o efeito platô?

- Mudança de estímulo periodicamente: esse é o primeiro passo para se livrar do platô! Sempre fazer alterações em sua dieta, suplementação e treinos.
- Dieta regrada: Nutrição é a parte mais importante na conquista de um baixo percentual de gordura e melhoras no físico, não tem como escapar. 
- Hidratação: baixa ingestão de água é uma das causas da estagnação do metabolismo… aumente a quantidade de líquidos ao longo do dia e observe seu metabolismo ser “reativado”. 
-Quantidade de comida: sempre se alimente e termine de comer com a sensação de que ainda caberia um pouco mais de alimento no estômago. 
-Inicie e/ou intensifique o treino de musculação: músculos mais desenvolvidos são as maiores fontes de queima calórica e aceleramento do metabolismo: ao fazer uma dieta para perder gordura.
- Cautela com excesso de aeróbicos intensos: no desespero de emagrecer muitas pessoas fazem aeróbicos de forma intensa até a exaustão todos os dias… muitas fazem até 2x/dia! Isso é um erro, uma vez que o excesso de exercícios predominantemente aeróbicos pode levar ao catabolismo, que é a perda de massa magra, o que desacelera o metabolismo como forma de proteção ao corpo e isso lentifica a queima de gordura.
- Elimine beliscos: balas, chicletes, refrigerantes, docinhos, bolachinhas, barrinhas de cereais, bombons, sucos, cafezinhos, excesso de frutas, pães, etc. tudo isso deverá ser eliminado da dieta. 
-Dieta rica em proteínas magras: aumente o nível protéico de sua dieta: além de melhorar o ganho de massa magra, reduzir/prevenir flacidez, causar saciedade facilmente e ajudar na queima de gordura, as proteínas não estufam e nem fermentam como os carboidratos… então, tenha uma dieta rica em proteínas magras!
- Ciclo de carboidratos: Alternar dias entre alta ingestão de carboidratos e baixa ingestão é uma ótima estratégia de queima de gordura e manutenção da massa magra.
- Alimentos/temperos termogênicos: Inclua diariamente em seu cardápio: pimenta, mostarda, gengibre, canela, peito de frango, iogurte sem gordura, salmão, claras, aveia e atum em água – excelentes alimentos e temperos que naturalmente aceleram o metabolismo e aumentam a queima calórica.


Espero que tenha ajudado e tirado alguma dúvida, pois sempre fica. Esquecem as neuras e siga feliz! 
aaah e se você se encontra nesta fase, se acalma vai passar.


Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário