9 de janeiro de 2016

Dúvidas sobre a Cirurgia Bariátrica!!!

| |
Olá Amores, tudo bem??!

Hoje vim falar um pouco mais sobre a cirurgia bariátrica pois depois que contei que fiz,  vieram muitas pessoas com  dúvidas e perguntas em geral.
Então vamos as perguntas…

Porque escolhi fazer a cirurgia?

A cirurgia, na minha opinião tem e deve ser a última opção sempre! Eu sempre fui gordinha, desde a minha infância, só tive uma fase "magra" na minha vida, fase esta que eu me “entupia” de remédios para emagrecer. Porém, depois que decidi que não queria mais tomar remédios para emagrecer voltei a engordar, engordar, engordar  e mesmo com dieta, não conseguia perder peso nenhum!

Quem pode fazer a Cirurgia Bariátrica?

Segundo as normas, quem tem IMC acima de 35 com alguma comorbidade (diabetes, colesterol alto – dislipidemia, pressão alta) ou quem tem IMC acima de 40 pode fazer a cirurgia.
Para saber seu IMC é só dividir seu peso pela sua altura ao quadrado e você chegará a um número final que dará o seu IMC.
Quando decidi fazer a Cirurgia meu IMC era de 49.45 kg/m²
Tenho 1,64 m de altura e pesava 135 kg. Que vergonha!  :blush:

Pode engravidar depois da Cirurgia Bariátrica?

A orientação que recebi foi que após 2 anos de cirurgia poderá , assim já terá emagrecido e estabilizado o peso. Porém, quando estiver grávida terá que tomar uma suplementação maior de vitaminas, já que a absorção pós cirurgia bariátrica é diminuída. 

Qual o Tipo de Cirurgia Bariátrica que fiz?

Quando fui conversar com o médico ele me orientou que faria o Bypass gástrico ou Capella, por ser a cirurgia feita a mais tempo e por isso a mais estudada de todas.
Nessa cirurgia o estômago é reduzido e é feito um pequeno desvio do intestino, pode ser feita por vídeo ou aberta. A minha foi por vídeo e a cicatriz são seis furinhos.

Quais os riscos e benefícios dessa Cirurgia?


Algumas das principais complicações que podem ocorrer depois da realização da gastroplastia são citadas aqui. E justamente para evitá-las que todos os exames são realizados antes da cirurgia e há um longo preparo do paciente, com avaliação caso a caso. 
Complicações cirúrgicas:

» Morte, risco em 05% dos casos, em média. 
» Perfuração do estômago / intestino ou deiscência, causando peritonite ou abscesso; 
» Hemorragia interna com necessidade de transfusão; 
» Infecção da ferida, abertura e hérnia incisional; 
» Lesão de baço, com necessidade de retirar o órgão; 
» Lesão de outros órgãos; 
» Obstrução intestinal ou da bolsa;

Complicações pulmonares:

» Pneumonia, atelectasia, derrames pleurais; 
» Insuficiência respiratória, edema pulmonar; 
» Embolia pulmonar. 

Complicações cardiovasculares:

» Infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva; 
» Arritmias; 
» Acidentes vasculares encefálicos. 

Complicações renais e hepáticas:

» Insuficiência renal aguda; 
» Insuficiência hepática, hepatite. 

Complicações psicossociais:

» Anorexia nervosa ou bulimia; 
» Depressão pós-operatória; 
» Psicoses. 

Outras Complicações:

» Infecções de ferida cirúrgica; 
» Infecção de trato urinário; 
» Reações alérgicas a drogas e medicamentos; 
» Vômitos ou náuseas, inabilidade em comer certos alimentos; 
» Esofagite, refluxo ácido; 
» Baixa de sódio, potássio e glicose no sangue; 
» Estreitamento do trato de saída; 
» Anemia, deficiência de ferro, vitaminas e minerais; 
» Constipação, diarreia e flatos; 
» Calculo de vesícula; 
» Úlceras gástricas e de trato de saída; 
» Deiscência de sutura, ganho de peso, falha na perda de peso satisfatória; 
» Intolerância a açucares, tonteira pós-alimentar (Síndrome de Dumping).
Fontes deste site aqui -->  Clique Aqui

Qual a alimentação do pós operatório?

Cada médico tem uma conduta. O meu médico me deixou por 3 semanas de dieta líquida. Isso mesmo, dieta líquida.
Eu podia tomar, em um copinho de café (50 ml)  dividido em 5 golinhos de 1 em 1 hora:
  • Água de Coco;
  • Gelamin;
  • Água;
  • Chá ;
  • Suco de laranja Lima ou Maçã;
  • Caldo de Legumes Coado.
Na segunda e na terceira semana 50 ml passou para 100 ml. 

Confesso que essa dieta é restritiva demais, as vezes até me sintia meio fraca, mas faz parte da conduta do médico. O próximo passo será a dieta pastosa, aliás, nem vejo a hora!

Qual a expectativa de Perda de Peso?

Pelo que sei, a expectativa é perder 40% do peso, sendo que 10% no primeiro mês de pós-operatório e os outros 30% ao longo de um ano.
Eu pretendo chegar aos 60 kg em um ano, então, vamos aguardar. =)

Qual o tipo de anestesia?

A anestesia usada em mim foi geral, então eu dormi no Centro Cirúrgico e só acordei quando estava na UTI. Portanto não vi nadinha da cirurgia. 
Ir para a UTI é opção de cada médico, o meu médico manda todos os pacientes para a UTI no primeiro dia para monitoramento. Mas logo depois no mesmo dia já fui para o quarto.

Sente fome no pós-operatório?

Juro que não senti fome nenhuma, é o próprio projeto fome ZERO! huahuahau
Sentia saudade de mastigar, mas acredito que essa saudade é normal em todo mundo que faz a cirurgia até entrar na dieta normal e ter que comer porções mínimas e mastigar muito, até quase a comida sumir na boca. Afinal de contas eu não queria ter aqueles engasgos ou coisas do tipo que já vi várias pessoas relatarem.
Então Amores, é isso. Espero ter esclarecido todas as dúvidas de vocês mas quero deixar claro que nada, nem ninguém é melhor que o seu médico para tirar todas as suas dúvidas. Marque uma consulta, anote tudo antes e pergunte sem medo de ser feliz, afinal ele tem total experiência para lhe esclarecer tudo.
Tudo de bom para vocês que pretendem fazer a cirurgia.


Não deixem de seguir o blog ali do ladinho  e ficar ligadinhos nos próximos posts'


Beijos Beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário